domingo, 1 de fevereiro de 2009

Pelé Calado é um Poeta


Essa frase foi usada certa vez num desabafo do baixinho Romário ao referir-se a um infeliz depoimento de Pelé com relação sua conturbada convocação para a copa do mundo de 2002.

Pelé que foi considerado o atleta do século, não tem o mesmo brilho quando se trata de opiniões sobre assuntos polêmicos.
São muitas suas gafes, seja no campo político, pessoal e em esportes.

Na época das diretas já, quando o povo brasileiro desejava o regresso da democracia plena com o voto direto, ele vem com uma arrogância que lhe é peculiar e diz que o povo brasileiro não sabia votar.

Como ele queria que o povo soubesse votar se o país viveu grande parte da sua história perseguido pelo o autoritarismo de Vargas à ditadura militar que se manteve por várias décadas.

Perguntado sobre a candidatura do Brasil para sediar a copa de 2014, o mesmo mais uma vez deveria ter se mantido calado ao invés de declarar para alguns órgãos da imprensa internacional, que o Brasil não estava preparado para sediar uma copa do mundo. Francamente.

Entre todos os furos deixados por Pelé o que mais me deixou perplexo foi o episódio da sua filha natural que o mesmo não a reconheceu nem perante a morte prematura da mesma levada por um câncer.

O cantor Agnaldo Timóteo tentou de todas as formas até os últimos momentos de vida da Vereadora Sandra Regina arantes do Nascimento para que Pelé nos últimos instantes de dor e agonia da pobre senhora pudesse ouvir pelo menos a sua voz o que ele se negou irredutivelmente.
Por ironia do destino ele nasceu em três corações-MG, mas será que ele tem pelo menos um?

Recentemente por ocasião do episódio ocorrido com o jogador Robinho que atua pelo Manchester City da Inglaterra que foi acusado por uma moça de 18 anos numa cidade do interior daquele país de estupro, Pelé mais uma vez pisou na bola, o que em campo não fazia.

Segundo um dos seguranças da boate, é muito difícil ter ocorrido um fato de tal gravidade no local por tratar-se de uma casa segura e bastante freqüentada sem que os seguranças não tivesse notado nada de anormal.
Torcedores acham que ele é mais uma vítima de difamação como foi o caso de outro craque estrangeiro e agora o melhor jogador do mundo o português Cristiano Ronaldo e nada foi provado.



Enquanto isso numa declaração sobre o caso que ainda estar em investigação pela polícia inglesa, Pelé mais uma vez se precipita e ataca: é uma vergonha para nosso país uma ocorrência como essa partindo de um jogador como o Robinho que deveria dar bons exemplos e ainda por cima arrolou o Ronaldo como outro mal exemplo por episódio que ocorreu no ano passado.
Pelé alegou que muito se esforçou para que esses jovens tivessem acesso a clubes no exterior que segundo ele mesmo é o responsável por isso.

Ora Pelé, por favor, quem é você pra julgar alguém até mesmo antes da justiça?

Acho que a sua memória também anda curta, ou você esqueceu do desgosto que o seu filho Edinho lhe deu e causou muita vergonha para milhares de jovens brasileiros ao se envolver com traficantes de drogas.

Em momento algum se ouviu uma manifestação sua com relação ao fato somente desconversava, mesmo porque você foi muito poupado por alguns órgãos da imprensa por você ser o “rei do futebol” e muitos evitava falar do assunto.

O que você acha que os pais do Robinho se sentiram ao ouvir uma declaração contundente de sua parte acusando o rapaz antes de qualquer corte.
Se for julgado e condenado que pague a fatura Robinho, mas não vamos acusá-lo sem nenhuma prova nem mesmo uma testemunha ao que se consta.
Pelé não se esqueça que você tem telhado de vidro.
Melhor seria pra muitos brasileiros que você procurasse manter a sua postura de melhor atleta do mundo e evitasse dar opiniões infelizes que pelo seu peso de “rei” pode prejudicar até um inocente.
Eu preferia um “Rei” mudo, a um cidadão do mundo linguarudo e desastrado.



Edigarde Rodrigues

Nenhum comentário: