sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Overdose Americana


Quando eu estou em frente à TV muitas das vezes eu me confundo e não sei se estou no Brasil ou nos Estados Unidos, tão grande é a overdose americana no nosso noticiário, seja pela a crise mundial que teve inicio no país do Tio Sam, ou pelas eleições que afinal de contas deu a Barak Obama numa esmadora vitória o titulo do homem mais poderoso do mundo,ou seja o Novo Presidente dos Estados Unidos da América.
Como se tudo isso não bastasse muitas empresas brasileiras, principalmente as do ramo de automóveis resolveram fomentar cada vez mais o idioma norte americano usando em seus comerciais jingles ou músicas em inglês sem nem mesmo se preocupar com a nossa língua e com os nossos compositores.
Será que os nossos compositores não são capazes de produzirem jingles tão bons ou melhores do que os que ouvimos a toda hora na televisão?
Até parece que estamos nos Estados Unidos de tanta overdose americana.
A propaganda brasileira já foi uma das melhores do mundo ganhando vários prêmios, hoje a publicidade de um modo geral está numa decadência no que diz respeito a sua criatividade.
O que se vê na TV atualmente são anúncios cada vez mais gritantes do tipo Casas Bahia, Marabraz e outros que infelizmente ainda conseguem fazer escolas e poluem cada vez mais os nossos ouvidos com berros e efeitos sonoros que a gente fica louco pra passar o mais rápido possível.
Já faz tempo que à publicidade brasileira não apresenta um bom Jingle como era comum antigamente.
Atualmente as Grandes marcas de automóveis como a Chevrolet, Ford, Volkswagen, Fiat, Citröen e muitas outras que vivem do diversificado gosto e do poder aquisitivo do consumidor brasileiro que adora carros e mesmo assim, eles não respeitam a nossa língua e abusam das músicas ou jingles originalmente em inglês sem se darem o trabalho de produzirem uma versão em português ou mesmo criar Jingles dentro da nossa realidade de país tropical que tem ótimos letristas e compositores brilhantes.
Ai que saudade dos bons jingles brasileiros que em geral de tão bons faziam as pessoas cantarolarem com muito prazer.
Será que a moda vai passar depois da euforia?

Edigarde Rodrigues

Nenhum comentário: