segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PLC - O Acesso a Internet Banda Larga por uma Simples Tomada de Eletricidade!


A Aptel -Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações através do seu Presidente Pedro de Oliveira Jatobá vem lutando para derrubar os entraves em torno do PLC- Power Line Communications que nada mais é do que acesso a banda larga por meio da rede elétrica o que significa à possibilidade de universalização a inclusão digital.
O PLC utiliza os fios da rede de distribuição de energia elétrica para trafegar dados de internet, voz e vídeo. Como a infraestrutura da rede de energia abrange 97% do país, um o sistema pode reduzir custos de implantação de redes onde serviços de telecomunicações não chegam ou onde a qualidade é ruim para oferecer Banda larga.
Apesar de estudos somente a partir do ultimo dia 13 de abril que o assunto tomou um impulso maior devido a aprovação pela a Anatel.

As principais razões que vinham emperrando a implantação da nova tecnologia e sua devida aprovação por parte dos órgãos governamentais diziam respeito as questões técnicas e comerciais.

Uma das barreiras técnicas diz respeito às interferências que a tecnologia pode acarretar. As redes de energia elétrica são muito antigas e nem sempre apresentam condições favoráveis ao uso do PLC. Além disso, os fios do cabo de energia não são blindados e podem sofrer interferências. A Anatel regulamentou a forma como o sistema pode ser utilizado, estabelecendo regras para que o PLC não cause interferências em serviços de telecomunicações como radiodifusão e radioamadorismo. A resolução definiu as freqüências nas quais o sistema pode operar e determinou que os equipamentos sejam certificados e homologados pela agência.

No Ultimo dia 25 de agosto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet em Banda larga desde que não comprometa o fornecimento de energia elétrica para os consumidores.

Quanto a questão comercial segundo a Aneel caberá as empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica fazer os devidos acordos para a distribuição da Banda larga por concessionárias devidamente credenciadas.

No Brasil o primeiro programa piloto foi realizado na cidade de Barreirinhas no Maranhão, em 2003. O projeto batizado de “Ilha Digital” onde foi usada a cidade inteira com aprovação total.
Apesar do sucesso dos testes, o projeto foi relançado em 2007 desta vez com o nome de “Vilas Digitais” e com a supervisão direta do Ministério das Comunicações.
Outros projetos pilotos foram desenvolvidos no Paraná, São Paulo e Rio Grande do sul com sucesso.
Hoje o Brasil possui um universo de 8,1 milhões de Banda larga e a previsão para 2014 é de 150 milhões de usuários, ou seja, 75% da população com banda larga no país graças a revolucionária tecnologia.
PLC No Mundo


A Internet pela rede elétrica foi testada pela primeira vez na Inglaterra em meados dos anos 90, entre 2001 e 2003 muitas experiências de operações foram realizadas de forma bem sucedida, confirmando a viabilidade das redes PLC e criando ambiente para iniciativas comerciais.
Atualmente mais de 10 países já estão comercializando e a tendência mundial é expandir cada vez mais essa tecnologia devido ao seu longo alcance e sua qualidade.
Nos Estados Unidos da América, as empresas autorizadas na prestação de serviços de utilidade pública (Utilities), não consideram a tecnologia PLC apenas uma forma de expandir seus negócios e tem deixado esta tarefa para uma parceira voltada a área de telecomunicações.
O interesse dessas empresas reside no potencial que esses serviços podem representar em termos de aumento de sua eficiência, confiabilidade e Segurança.
Na Europa depois de muitos experimentos realizados de forma bem sucedida mostrando que o PLC é uma solução viável para implantar redes de telecomunicações alternativas utilizando a infra-estrutura já existente. As empresas autorizadas pelos serviços de utilidades energéticas mostraram que esta tecnologia suporta com qualidade os Serviços de voz e Internet, sendo preferida pelos usuários em relação às tecnologias concorrentes.
A nossa esperança é que o “Cartel” da comunicação brasileira entenda que o país precisa acompanhar o desenvolvimento mundial e não emperrem mais a implantação dessa eficiente tecnologia que já é aceita pelos principais países do mundo.

Edigarde Rodrigues

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Podem Chamar de Pizza, Marmelada, Pra Mim é Pouca Vergonha Mesmo!


Existem certas coisas que no Brasil é muito difícil acontecer: Cadeia pra médico por mau uso da profissão, rico ir pra cadeia, militar ser punido e político ser cassado.
Acabamos de assistir mais um descaso com a população trabalhadora do país. O conchavo político entre os principais partidos do governo PT e seu interesseiro aliado PMDB e até mesmo a maioria dos Senadores do PSDB que assinaram um documento pedindo que as denúncias fossem investigadas, mas acabaram por tomar outra posição e numa maracutaia de fazer vergonha a qualquer republicano o Conselho de Ética do Senado arranjou um jeito de arquivar todas as representações contra o Presidente do Senado Senador e donatário dos estados do Maranhão e Amapá José Sarney.
A tropa de choque como são chamados os defensores dos interesses do governo no senado ganharam mais uma e já se preparam para mais um “round” que é evitar com todas forças que a Ministra Dilma Roussef seja convocada para uma acareação com a ex secretária da Receita Federal Sra. Lina Vieira que continua afirmando que a Dilma pediu para que ela apressasse o processo que envolvia, quem? O ex Presidente do Brasil, atual Presidente do Senado e responsável por uma das maiores crises que passa a entidade, José Sarney, o “Poderoso chefão do norte” e o mais protegido Presidente dos últimos tempos.
“Diga com quem andas e eu direi quem tu és” esse um ditado antigo que serve muito bem pra o velho donatário do Maranhão, pois seus mais ardentes defensores são: Fernando Collor, Renan Calheiros, Epitácio Cafeteira, entre outros coronéis do norte e nordeste além do próprio Presidente Lula que usando e abusando da sua popularidade o defende com unhas e dentes sem arranhar nenhum pouco a aprovação popular que sobe a cada dia apesar dos escândalos, Êta povinho!

As Baixas do PT diante de tanta vergonha!
O Senador do PT do Paraná Flávio Arns,envergonhado, confessou indignação com os rumos que o partido tem tomado e pediu desligamento do mesmo.
O parlamentar irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir que mantenha o cargo de senador ainda que mude de partido. Por decisão da Justiça eleitoral, desde 16 de outubro de 2007, senadores podem ter seus mandatos cassados caso não apresentem justificativa para a troca de legenda.
O TSE prevê que a mudança de agremiações só pode ocorrer em caso de incorporação ou fusão de legendas, de criação de um novo partido político, de grave discriminação pessoal do filiado ou de "mudanças substanciais ou desvio reiterado do programa partidário".

O senador Augusto Botelho (PT-RR) também estuda abandonar o partido, ele integra o grupo que defende a abertura de uma investigação contra o presidente do Senado, José Sarney (PSDB-AP).Botelho também enfrenta resistências no PT de Roraima para viabilizar sua candidatura à reeleição em 2010.

A ex Ministra e Senadora Marina Silva depois de várias batidas de frente com alguns membros do partido além da Ministra Dilma e por não concordar com o perfil do atual PT está deixando o Partido dos Trabalhadores que a seu ver não condiz com os princípios daquele partido que ela ajudou fundar.
No caso da Senadora o Partido já declarou que não vai reinvidicar o cargo.

Já o Senador Aluísio Mercadante que antes da vergonhosa sessão do Conselho de ética que livrou o Presidente do Senado e por conta aliviou o Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), cujo pedido de investigação também foi arquivado no Conselho de Ética, esbravejava que colocaria o seu cargo de líder do governo à disposição caso não houvesse um consenso quanto a continuação nas investigações contra o Presidente da casa, mas bastou um telefonema do seu patrão, ou seja, o Presidente Lula para que ele mudasse o tom e adiasse para essa sexta-feira um discusso em plenário.
Em nome da amizade e do compromisso com o partido veremos qual a posição do Senador.

Dizem que "de bem intencionado o inferno está cheio" isso vale para o Senador dublê de cantor Eduardo Suplicy que sempre que tem uma questão polêmica pela frente vem com a mesma ladainha de sempre mas dessa vez ele declarou que se pudesse, votaria a favor das representações e denúncias. O petista não pode votar porque é suplente.
- Apesar da recomendação [pelo arquivamento] feita pelo presidente do meu partido, eu votaria a favor se não fosse suplente - disse Suplicy.
Eu não entendo o que o Senador que é um político de idéias claras está fazendo tanto tempo no Partido dos Trabalhadores.
A chamada tropa de choque juntamente com o governo fez de tudo para evitar a CPI da Petrobrás e estão fazendo de tudo para evitar que a Ministra Dilma esclareça se teve ou não o tal encontro com a Sra. Lina Vieira, dessa vez cara a cara, ora não sei por que tanto medo?
Então pra que serve o velho ditado: Quem não deve não teme?



Edigarde Rodrigues

domingo, 16 de agosto de 2009

A Falta de Ética e os Anúncios Abusivos de Antigripais!


Numa atitude de bom senso por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi proibida a veiculação de propagandas de remédios antigripais em todo país por tempo indeterminado.
Além dos anúncios em TV, rádio e internet, fica vetada a presença de propagandistas em farmácias. A medida só será revogada segundo a ANVISA, quando a “circunstância especial de saúde” terminar.
Tal iniciativa deveria partir do Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) que em outras ocasiões proibiu veiculações quando achou necessário como foram os casos: A suspensão de dois anúncios da Petrobras em que a empresa se apresentava à população como uma organização que contribuía para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentado do País ou a polêmica suspensão do anúncio da campanha da C&A para o dia dos namorados “Papai e Mamãe, não” a qual o Conar considerou que havia uma carga exagerada de erotismo que segundo o conselho foi baseado em denúncias de consumidores. Por que dessa vez que a ganância cega que tomou conta de todos os veículos de comunicação com ofertas de remédios pra gripe o Conar não se manifestou?
Em meio a uma pandemia da gripe suína de uma hora pra outra houve uma avalanche de anúncios de remédios para gripe, chegando a ponto de vermos na televisão, por exemplo, no mesmo intervalo anúncios de laboratórios concorrentes numa corrida desenfreada e abusiva onde os anunciantes não deram a mínima importância ética e sanitária, já que especialistas aconselham a população não se automedicarem no caso de suspeita de gripe, o que ajudaria a mascarar a nova gripe pondo em grande risco a população de um modo geral.

O Ministério da Saúde registrou 192 mortes até terça-feira 11/09.
O medicamento “Tamiflu” que é oficialmente usado no combate à nova gripe não está disponível nas farmácias só sendo ministrado em caso de infecção por médicos em postos de saúde e pode ser fornecido gratuitamente com receituário médico.
A prioridade para aquisição do medicamento é do Ministério de Saúde.

A matéria prima para a fabricação da vacina foi adquirida recentemente pelo o governo brasileiro que promete as primeiras produções para o mês de outubro que a principio serão ministradas em profissionais da saúde, policiais, bombeiros, e forças armadas em geral e a população terá acesso as vacinas somente no próximo ano segundo a previsão do ministério provavelmente em abril de 2010.

Enquanto boa parte da população brasileira está preocupada em se proteger do vírus da gripe suína o comercio se aproveita da situação para majorar produtos como é o caso do litro do álcool gel que atualmente chaga ao absurdo de custar R$ 33,00(trinta e três reais) quando não some na maior parte das vezes, chegando ao cúmulo de ser cobrado até ágio para se conseguir em alguns estabelecimentos.
A embalagem de 200 ml que pode ser transportada com facilidade custa R$ 6,90 (seis reais e noventa centavos) em farmácias e perfumarias.
Aí eu me pergunto: Será que essa falta de ética só acontece aqui no Brasil?

Edigarde Rodrigues

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Folguedos no Gueto




Vejo carros em movimento na entrada do gueto
é sinal de movimento.
Gente se atropela sem temer a morte, só pra acompanhar
o movimento.
A euforia é tanta que fogos explodem no céu pra anunciar a chegada do tal movimento.

Parece torcida em êxtase
Caldeira em ebulição
Festa profana num convento
Mar em arrebentação

Tudo pra sentir o cheiro do pecado que põe o mundo em movimento.
dar prazer por momentos e tira até vida de inocentes.
A polícia finge não ver de onde vem o movimento.
O governo nada faz pra conter esse ritmo violento.
A cada dia que passa famílias ficam sem seus filhos que perdem todos os movimentos pra sempre.
A culpa é do movimento?


Edigarde Rodrigues

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Evolução Cibernética: Do Mimeógrafo à Impressora 3D



Um protótipo da máquina de impressão simples foi patenteado nos Estados Unidos em 1887 por Thomas Alva Edison e pela primeira vez recebeu o nome de mimeógrafo através de Albert Blake Dick que teve a licença de Thomas Edison para produzir a nova invenção.

O Mimeógrafo é um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil e álcool.

A máquina foi sendo aperfeiçoada com o passar dos tempos, de fácil manuseio ela foi incorporada a uma rotativa manual, facilitando o trabalho para quem utiliza em grande escala.

Z1 o Primeiro Computador

O primeiro computador eletro-mecânico foi construído pelo o engenheiro alemão Konrad Zuse (1910–1995). Em 1936, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.
O governo desprezou o invento de Zuse e não se interessou em comprar o Z1 já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, enquanto os americanos tiveram a chance de desenvolver seus computadores.
Finalmente na Segunda Guerra Mundial nasceram os computadores atuais.
A Marinha americana, em parceria com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.
O Exército simultaneamente, e em segredo, desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o ENIAC [2], capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.
A partir daí não mais pararam as pesquisas para o aprimoramento dessa ferramenta que é a responsável pela mudança de hábitos em todo mundo e tem contribuído para o nosso desenvolvimento.
Nos anos sessenta quatro universidades americanas formam a Arpanet, uma rede de laboratórios que fazia pesquisa para a Administração de Projetos de Pesquisa Avançados (Advanced Research Projects Administration) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Mais tarde, a Arpanet se transformaria na Internet.

Em 1966 o pesquisador Bob Taylor conseguiu um milhão de dólares para tocar um projeto de interligação dos laboratórios universitários que colaboram com a agência. O objetivo é economizar dinheiro ao compartilhar os recursos de computação espalhados pelo país. Esse foi o ponta pé inicial para a criação da Internet.

http://www.torque.com.br/internet/historia.htm

Com o advento da Internet o mundo nunca mais seria o mesmo.
Abreviando distâncias, interligando mundos, agilizando a comunicação, hoje não dar pra se ter idéia do que seria de nós sem a poderosa rede “A Internet”.

A IMPRESSORA 3D-A CAÇULA QUE VEM REVOLUCIONANDO

O que há pouco tempo atrás seria impossível, como construir na sua própria casa, brinquedos, bonecos ou até mesmo peças e acessórios com as Impressoras tridimensionais você pode, sem precisar ter conhecimento ou habilidade e ainda em pouquíssimo tempo!

Agora chegou a vez das impressoras 3D, equipamentos que permitem a você imprimir praticamente qualquer coisa, tanto a nível doméstico como indústria, tudo em apenas algumas horas.
A impressão é feita realmente em 3D e não apenas numa visualização em papel em dimensões tridimensionais, a partir desse invento poderemos construir, rolamentos, engrenagens, bonecos de brinquedo, alicates e até mesmo uma motocicleta e sem falar no que vai facilitar a vida dos profissionais que lidam com maquetes ou mesmo em projetos em auto Cad.
Para a grande indústria esse equipamento pode não ser uma grande novidade, mas para o consumidor final está sendo uma revolução.
A tendência é cada vez mais baratear o preço desses equipamentos, antes a maioria dessas impressoras custavam na faixa de trinta mil dólares, hoje algumas empresas lançam no mercado peças por cinco mil dólares e dentro de pouco tempo será possível você construir um brinquedinho para o seu filho, já que a previsão para médio prazo é que venham a custar menos de dois mil dólares.
Algumas pessoas podem até achar que estamos no fim do mundo e eu diria que estamos apenas começando.
Que se cuidem as fábricas de brinquedos, peças e acessórios. Seus dias podem está contados?
video

Edigarde Rodrigues