quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cala-se uma das vozes mais famosas do Brasil e Revela-se o Mistério de um Rosto Pouco Conhecido-Lombardi, Um Mito Nacional!


Hoje fui sacudido pelo noticiário geral sobre a voz que silenciava em definitivo em sua residência em Santo André, onde morava.
Um dos locutores mais famosos do Brasil Luiz Lombardi Neto, ou simplesmente Lombardi que o Brasil aprendeu a admirá-lo porque é difícil um brasileiro comum que não tenha passado boas tardes de domingo na companhia dele o do patrão Silvio Santos.
Impressionante como toda imprensa: televisiva, radiofônica, impressa e todos os principais canais da internet deram a devida importância para um rosto pouco conhecido, dono de uma voz inconfundível e uma das mais amadas do Brasil.
A Rede Globo que não costuma destacar em seu noticiário a morte de artistas que não façam parte do seu elenco, fez questão de ressaltar essa grande perda para o cenário artístico nacional e em todos os seus noticiosos o Lombardi se fez presente mesmo porque ele também já foi do elenco da Vênus Platinada até o Silvio Santos comprar seu passe e prometer fazer dele o locutor mais famoso do país e cumpriu.
O que faltou a meu ver ao patrão foi ter realizado o maior sonho daquele que vivia em função dele (Silvio) e do Império que ele mesmo deu seu contributo para criá-lo o SBT como ele mesmo costumava dizer: "Respiro SBT. Amo essa emissora que só me traz felicidade e momentos especiais. Só tenho a agradecer a Deus pela voz que me deu e ao Silvio Santos pela oportunidade de fazer parte desta casa, onde tenho grandes amigos e grandes histórias".
Lombardi sonhava em ter seu rosto revelado nem que fosse num programa especial o que era alimentado algumas vezes pelo próprio Silvio que através de seus assessores diretos nutria essa possibilidade, ou pelo menos dele ser mostrado em silhueta o que lhe deixava bastante feliz com a ideia.
Afinal de contas o povo queria conhecer o rosto misterioso daquela voz tão marcante, confesso que seria pra ele a glória, muito embora ele não declarasse em público.

Falo com certa intimidade do Lombardi porque eu tive o privilégio de trabalhar diariamente com ele quando da minha passagem pelo SBT como sonoplasta e recebi diversos elogios dele pelo o tratamento que eu dava aquela já especial voz, porque eu tinha o cuidado de manter a sua equalização conforme um consenso a que chegamos juntos.
Ele foi o único locutor que eu vi gravar com a porta aberta e não usar retorno de fone como a maioria, o retorno era mesmo natural e se alguma coisa não lhe agradava parávamos até acertar, porque além de um excelente profissional a vaidade era o seu ponto forte.
Hoje me doeu tudo, desde o noticiário intenso até o momento em que eu tive que tirá-lo do rol dos meus amigos no Orkut, onde eu tinha o maior orgulho de tê-lo por lá e quando alguém me perguntava se era de verdade eu mandava entrar no meu espaço e poderia vê-lo porque não era proibido como na TV.

O dia em que vi o Lombardi Chorar

Certa vez o Silvio Santos resolveu como sempre faz, dar uma reformulada no programa Tentação e manteve o Lombardi apresentando as atrações, menos os quadros pré-gravados que a partir de então seria lido pelo locutor Marcelo(chamadas) mas isso sem alterar nada no salário do Lombardi, o Silvio queria mudar um pouco, prá que?
O Lombardi entra no meu estúdio aos prantos dizendo pra mim que o Silvio não gostava mais dele e seria assim em outros programas, ou seja, ele seria substituído.
Eu tomei a liberdade de chamar o Aguinaldo Barros, sonoplasta do Silvio e nós dois a convencê-lo do contrário, parecia uma criança, tanto era o amor que ele tinha pelo Silvio Santos e não se conformava com a possibilidade de um dia deixá-lo.

No período em que estive no SBT nunca presenciei uma das caravanas que fossem participar de qualquer programa que não fizesse uma pergunta de praxe: como faço pra conhecer o Lombardi?
Ele quando dava de cara com as tais caravanas esbanjava simpatia e distribuía seu autógrafo numa foto junto com seu amado patrão Silvio Santos.

Descanse em Paz meu amigo Lombardi!
As tardes de domingo nunca mais serão as mesmas sem você!


Edigarde Rodrigues

2 comentários:

cidaspsilva disse...

Boa noite Edigarde!
Parabéns pela matéria sobre o Lombardi gostei muito e ele merecia sua homenagem. Afinal de contas vc trabalhou com ele, realmente iremos sentir muita falta dele aos domingos quando não mais ouviremos sua linda voz.
Um forte abraço

Maria Aparecida

aguinaldo de disse...

Oi Edigarde, primeiro não sabia de sua cirurgia, mas fico contente em saber q vc esta bem.E parabens pela materia q vc fez sobre o meu querido amigo e irmão Lombardi. Gdes amigos e pessoas com boa indole nunca morre pois fica eternamente em nossos corações. Um gde abço seu amigo Aguinaldo de Barros