segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hospital Beneficência Portuguesa um presente de Deus para o Brasil há 150 Anos!


Eu acho que o nosso organismo funciona com a mesma complexidade de uma máquina a grande diferença é que o corpo humano foi idealizado pelo o nosso Criador ao contrário de uma engrenagem comum criada pelo homem.

Após vários anos sem uma manutenção adequada passando por alimentação desregrada, bebidas e o pior fumante por trinta e dois anos a minha máquina começou a reclamar e pra isso incomodar mais do eu pensava.

Numa tentativa de enganar a mim mesmo depois de ter feito o meu primeiro cateterismo em 2006 não vinha cumprindo as orientações do meu médico com relação aos remédios que ele me receitava devido a angina de peito que foi detectada, com isso fui forçado a fazer o segundo no final de setembro ultimo e, por conseguinte dei de frente com a cruel realidade da qual eu queria fugir,uma cirurgia no coração para implantação de duas pontes safenas, o que não foi possível devido ao desgaste de uma das artérias e eu tive que me contentar só com uma após todo empenho da equipe que me operou.

Por falar em empenho eu quero agradecer de público a dedicada equipe do Professor Doutor. Noedir Stolf e médicos associados do Hospital Beneficência Portuguesa com destaque para todos que participaram diretamente da minha intervenção cirúrgica: Dr.Victor Luiz Santos Haddad, (Clínico) Dr. Anselmo Salgado (Cateterismo) Dr.Gilmar (Cirurgião) Dra Alessandra Lima que me acompanhou depois cirurgia e ao meu cardiologista que foi o responsável pela minha estada nesse conceituado hospital o Dr. Toshryuki Miyake, além da dedicada secretária da equipe a jovem e competente Jussara e todos os profissionais que contribuíram para que eu tenha uma vida melhor.

Sobre a Beneficência Portuguesa de São Paulo

Trata-se do maior complexo hospitalar privado da América Latina, é referência em várias áreas da medicina, com destaque para o departamento de cardiologia que de 2005 a 2008, por exemplo, 74% das cirurgias cardíacas pediátricas realizadas no Estado de São Paulo foram feitas no Hospital. Esses números continuam significativos: 34% dos Cateterismos e 56% das Revascuralizações do Miocárdio realizados no Estado também foram feitos na Beneficência Portuguesa de São Paulo.
O Hospital possui 6.000 colaboradores e 1,5 mil médicos. Atende, anualmente, cerca de 1,5 milhão de pacientes em mais de 40 especialidades médicas. Isso só é possível graças ao constante investimento em tecnologia e na modernização da estrutura. O Complexo Beneficência Portuguesa de São Paulo é composto por duas unidades - Hospital São Joaquim e Hospital São José. Possui uma área total de 143 mil metros quadrados, com 1.920 leitos, 233 destinados à UTI, 64 salas de cirurgia, moderno setor de diagnóstico, pronto-atendimento e ambulatório. O primeiro transplantes cardíaco heterotópico realizado com sucesso no Brasil, por exemplo, foi feito no Hospital. E no que refere as cirurgias para correções de cardiopatias congênitas, o Beneficência vai além: os médicos da instituição desenvolveram diversas técnicas como cirurgia de transposição e cirurgia de correção para anomalia de Ebstein, praticadas por profissionais de diversos países.
Não à toa, médicos do mundo inteiro visitam a instituição afim do intercâmbio de conhecimento. O Hospital conta ainda com cursos de especialização e pós-graduação em cardiologia reconhecidos pelo MEC.
Anualmente cerca de 9.000 cirurgias cardíacas são realizadas no Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Mais de 4 milhões de exames por ano, além de viabilizar uma média de 200 transplantes anualmente.

Fundada por 168 portugueses,em 1859, a Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência - mantém os hospitais de São Joaquim, fundado em 1876, e o de São José, inaugurado em 2008. que há 150 anos lançaram as bases de uma associação que ampliou o projeto das Santas Casas de Misericórdia, iniciado pela Rainha D. Leonor, em 1498 (são agora quase 400 em Portugal e 500 no Brasil): o sonho ampliou-se com as “Beneficências” e os seus hospitais brasileiros de espírito lusíada. Como referiu o Ex Presidente Antônio Ermírio de Moraes “a tradição” não morreu.
Recentemente o Hospital investiu US$ 5 milhões em digitalização de imagens médicas.
A implantação da tecnologia simplificará e agilizará o atendimento, permitindo rápida consulta às imagens dos exames como ressonâncias magnéticas, tomografias, ultrassonografias, raios X, mamografias, entre outros.

Todo o fluxo e o gerenciamento do atendimento serão reformulados, desde o agendamento até a entrega dos resultados, optimizando os processos e aumentando a produtividade além de consolidar o Hospital como um dos centros mais modernos do mundo.
Mais uma vez O Hospital Beneficência Portuguesa inova e pela primeira vez no País, foi implantado no coração de um paciente um aparelho capaz de detectar alterações sensíveis no músculo cardíaco, como falta de oxigênio, e avisar com até 12 horas de antecedência se o paciente vai ter um infarto ou uma angina, antes mesmo de sentir dor. O procedimento aconteceu no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, no último dia 11 de maio.
Não poderia deixar de agradecer a minha querida companheira Cida o meu amigo Johnny pelo o apoio moral e aos novos amigos que fiz lá: Sr. José e família, Sr.Osório (dengoso) e família, Sr.Edvaldo e família, Claudia e família e todos que torceram por mim.
Fumar nunca mais!
Edigarde Rodrigues

Um comentário:

claudia disse...

adorei seu comentario sobre o cateterismo muito nos animou saude e toda sorte pra nos todos