domingo, 16 de agosto de 2009

A Falta de Ética e os Anúncios Abusivos de Antigripais!


Numa atitude de bom senso por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi proibida a veiculação de propagandas de remédios antigripais em todo país por tempo indeterminado.
Além dos anúncios em TV, rádio e internet, fica vetada a presença de propagandistas em farmácias. A medida só será revogada segundo a ANVISA, quando a “circunstância especial de saúde” terminar.
Tal iniciativa deveria partir do Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) que em outras ocasiões proibiu veiculações quando achou necessário como foram os casos: A suspensão de dois anúncios da Petrobras em que a empresa se apresentava à população como uma organização que contribuía para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentado do País ou a polêmica suspensão do anúncio da campanha da C&A para o dia dos namorados “Papai e Mamãe, não” a qual o Conar considerou que havia uma carga exagerada de erotismo que segundo o conselho foi baseado em denúncias de consumidores. Por que dessa vez que a ganância cega que tomou conta de todos os veículos de comunicação com ofertas de remédios pra gripe o Conar não se manifestou?
Em meio a uma pandemia da gripe suína de uma hora pra outra houve uma avalanche de anúncios de remédios para gripe, chegando a ponto de vermos na televisão, por exemplo, no mesmo intervalo anúncios de laboratórios concorrentes numa corrida desenfreada e abusiva onde os anunciantes não deram a mínima importância ética e sanitária, já que especialistas aconselham a população não se automedicarem no caso de suspeita de gripe, o que ajudaria a mascarar a nova gripe pondo em grande risco a população de um modo geral.

O Ministério da Saúde registrou 192 mortes até terça-feira 11/09.
O medicamento “Tamiflu” que é oficialmente usado no combate à nova gripe não está disponível nas farmácias só sendo ministrado em caso de infecção por médicos em postos de saúde e pode ser fornecido gratuitamente com receituário médico.
A prioridade para aquisição do medicamento é do Ministério de Saúde.

A matéria prima para a fabricação da vacina foi adquirida recentemente pelo o governo brasileiro que promete as primeiras produções para o mês de outubro que a principio serão ministradas em profissionais da saúde, policiais, bombeiros, e forças armadas em geral e a população terá acesso as vacinas somente no próximo ano segundo a previsão do ministério provavelmente em abril de 2010.

Enquanto boa parte da população brasileira está preocupada em se proteger do vírus da gripe suína o comercio se aproveita da situação para majorar produtos como é o caso do litro do álcool gel que atualmente chaga ao absurdo de custar R$ 33,00(trinta e três reais) quando não some na maior parte das vezes, chegando ao cúmulo de ser cobrado até ágio para se conseguir em alguns estabelecimentos.
A embalagem de 200 ml que pode ser transportada com facilidade custa R$ 6,90 (seis reais e noventa centavos) em farmácias e perfumarias.
Aí eu me pergunto: Será que essa falta de ética só acontece aqui no Brasil?

Edigarde Rodrigues

Nenhum comentário: