sábado, 13 de junho de 2009

O meu Computador está Caduco! O que Fazer?Perder a Esportiva ou Aposentá-lo?



No inicio de 2006 eu achei que estava me lançando no mundo cibernético de cabeça. Acabara de fazer um up-date comprando uma máquina mais potente do que a que eu tinha, isto é, passava de 128MB para 512 MB, paguei uma grana preta se comparado com o que eu compraria hoje,ainda por cima sem monitor que comprei à parte, mas mesmo assim eu e estava me achando o Bill Gates do meu círculo de amigos.
Naquele dia lembro-me que não preguei os olhos madrugada à dentro tamanha era a minha empolgação com minha nova máquina navegando que nem um louco de tão contente.
Já pela manhã, todo eufórico caí na besteira de estragar um pouco a minha felicidade e fui ligar pra “Telefoníca”, não é assim que se diz em espanhol? Depois de quarenta minutos de espera não sem antes passar pelo terceiro atendente e deixar todos os meus dados de novo, eu não estava nem ligando pra isso, afinal eu estava que nem pinto no lixo com a nova máquina e fui logo pedindo pra aumentarem a minha velocidade do speedy, se é que isso é possível, quem sabe um dia? Passei 200 kbps para 500kbps, poxa que progresso!
No início a máquina me obedecia e fazia de tudo o que eu queria, era uma beleza, muito embora o speedy da “Telefoníca” não contribuísse muito e volta e meia me deixava na mão e lá ia eu pra tortura do atendimento on line.

No início, eu usava um daqueles monitores que tinha aquela traseira enorme, lembram? Depois vendo a desenvoltura da máquina comprei um monitor LCD que na época custou quase o valor do computador, mas a máquina dava prova que merecia esse upgrade porque correspondia com sua eficiência.
Com o passar dos tempos eu comecei notar que ela não era mais a mesma, estava ficando lenta e esquecida e comecei a me preocupar, parecia até que ela estava com "Mal De Alzheimer".
Ao invés daquela memória invejável quando era novinha, tinha uma vaga lembrança parecia até computador português e eu meio desconsolado fui conversar com um técnico amigo meu e quando eu comecei falando os seus sintomas e lhe falei da capacidade de memória RAM, HD etc. O meu amigo caiu na gargalhada o que me deixou além de sem graça muito chateado com ele, afinal estávamos falando da minha máquina que muita alegria tinha me dado num passado recente e eu não admitia tal zombaria.
Mas o meu amigo me convenceu a deixar o coração de lado e encarar a realidade e num chavão bem paulista ele sentenciou: Já sei, é um problema de junta. Junta tudo e joga fora, substitui por outra porque essa já era.
Prá ele, que é frio e calculista como todo técnico parecia fácil e pra mim que ainda não havia comprado a idéia de ficar sem ela que me acompanhou nas horas alegres e tristes e até me inspirou nas madrugadas quando eu resolvo escrever meus versos e minhas lamúrias, não é mole não.

Pensando racionalmente o meu amigo tinha razão e não adiantava eu ficar sacrificando à coitada, dando-lhe tarefas que não condizia com sua capacidade, quando eu exigia uma tarefa mais complicada como um Download desses sites que baixam tudo, entenderam? A bichinha só faltava chorar e eu só ouvia o rangir lá dentro do gabinete dela como se me pedisse clemência.

Com o coração partido, mas decidido a mudar de vida e tentar acompanhar a evolução da informática, vou ter que abrir mão e dispensar os seus serviços, mas vou ficar com saudade, mas se eu não fizer essa mudança já, daqui a pouco vou me sentir no tempo da máquina de escrever, lembram? “a minha era uma Olivetti”, quanta saudade! Lá se foi o tempo...
Hoje prefiro fazer um novo update e atualizar até os meus periféricos.


Edigarde Rodrigues

Nenhum comentário: