terça-feira, 21 de abril de 2009

As Tv's por Assinatura Não Vão Deixar Barato a História do Ponto Extra Gratis!



Depois de 10 meses de discussão a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) finalmente declarou o fim da cobrança do famigerado “ponto extra” estipulado pelas TVs por assinatura.
O documento apresentado no ano passado pela Anatel estava cheio de brechas e deu margem para que a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) entrasse com recurso e o veto foi contestado na Justiça e a agência suspendeu os efeitos dos artigos que proibiam a cobrança.

Ainda sem data estipulada para entrar em vigor a decisão da Anatel só entrará em vigor quando for publicado no diário Oficial.
Enquanto isso fica a dúvida na cabeça dos usuários: As TVs por assinatura vão acatar essa decisão sem espernear?
Claro que não. Segundo o documento as operadoras poderão cobrar pela instalação a quantia de quatrocentos reais e mais ativação (para novos assinantes) e “manutenção” para todos, ou melhor, para novos e velhos.
Só não pode cobrar mensalidade, entenderam?
Agora eu pergunto: Qual é a graça?
Ora já era de esperar que as operadoras não fossem aceitar de ânimo leve essa decisão sem repassar, mesmo porque, segundo alguns representantes as perdas atingiriam 20% e para uns mais alarmados chegaria até a 50%.
Como iriam sobreviver sem essa têta?

Talvez ainda seja muito cedo para falarmos, mais a meu ver, vai acabar sobrando para os assinantes que arcarão com essa despesa que logo a seguir darão de cara com um novo aumento com o Pseudônimo de reajuste técnico.

Segundo o Presidente da Anatel Ronaldo Sardenberg o órgão estará atento para não permitir abusos pelas operadoras, como se isso desse a tranqüilidade necessária aos assinantes.
O PROCON está de olho e até criticou a Anatel pela demora da decisão, isso nos encoraja a continuar lutando e não aceitando tudo goela abaixo.

Mas como acontece na maioria dos casos o povo paga mais uma conta e não reclama como é o absurdo cobrado na fatura de energia elétrica fornecida pela Eletropaulo, baseada numa lei estadual 6374 de 01/03/89 a alíquota de 25% para uma conta que ultrapasse 208 KW.
Onde vamos parar com tantos vampiros?

Edigarde Rodrigues

Nenhum comentário: