segunda-feira, 23 de março de 2009

Torcedores Cadastrados?


Eu não consigo, por mais que tente, entender como é possível as pessoas saírem de suas casas principalmente num dia de domingo deixando esposas, filhos, ou talvez namoradas, mães e/ou irmãos para irem a um estádio de futebol e ao invés de torcer por seus times brigarem.
Poxa vida, estamos no século 21 e ainda vemos nos estádios cenas que só eram vistas nas arenas da Roma antiga onde o banho de sangue era a diversão de todos.
Será que até o final do século poderemos ir a uma praça de espetáculo como é a do futebol com nossas famílias sem correr o risco de mesmo sem querer, fazermos parte dessa carnificina?
O pior de tudo é que essa violência das torcidas torna-se cada vez mais acirrada até com vítimas fatais após em alguns alguns clássicos Brasil à fora.
Não existe uma desculpa cabível para tanta intolerância.
Quando o time perde ou ganha, não importa, o couro come.

No dia 12 desse mês o Ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou uma série de medidas para ajudar a combater a violência nos estádios de todo país entre elas está o cadastro nacional de torcedores, tudo bem. Será que esse cadastro vai resolver? e os que são mal intencionados e não tem cadastro? ou será que vão cadastrar todo e qualquer usuário que se dirija aos estádios mesmo não fazendo parte de nenhuma torcida desorganizada? fica difícil né?
O Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014, será que não está na hora do governo se apressar e sair na frente com medidas mais duras obrigando os principais estádios do País a utilizarem sistemas de seguranças mais eficientes como, por exemplo, câmeras de alta definição dentro e fora dos estádios?
Quem sabe não ir mais longe e utilizar o que a tecnologia oferece para esses casos, como foi o que exigiu a maior segurança do mundo como a posse de Barak Obama. O cargo mais importante do mundo, ou seja, o Presidente dos Estados Unidos.
Vai aqui além de uma mostra, uma sugestão pra situações para quando se aglomeram multidões e põem em causa a segurança de todos.
Com o link abaixo você poderá aproximar o máximo possível uma imagem e ver tudo o que precisa para identificar qualquer um neste mar de gente que é muitas vezes maior do que qualquer estádio brasileiro.(cole esse link no seu navegador para visualizar com maior segurança)
http://gigapan.org/viewGigapanFullscreen.php?auth=033ef14483ee899496648c2b4b06233c

Edigarde Rodrigues

3 comentários:

Cida disse...

Edigarde gostei muito desse seu comentário, realmente não sei onde vamos parar com toda essa violência.


Maria Aparecida.

Unknown disse...

Caro EDGARD,
Parabéns pelo bom gosto do seu Blog.
Parabéns também pelo o que vc escreve sobre as torcidas, concordo plenamente com vc!!!
Aroldo

7232-7501 disse...

Edy, gostei do seu blog..aonde vc fala de tudo, de assuntos importantes.
Fiquei surpreso..
Rss
Paulo Sérgio