sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Meu Coração está Triste.


Madrugada dessa sexta-feira quando me preparava pra dormir por volta de meia noite e meia o que pra mim normalmente ainda é cedo, estava vendo o Jornal da Globo meio sonolento e um choque me despertou: A notícia inesperada da morte de uma das figuras mais importantes da Televisão brasileira, Fernando Barbosa Lima com quem tive o prazer de trabalhar no "Canal Livre" na Band Rio, no Programa"Etc." que Ziraldo apresentava sob a sua direção e na sua passagem pela extinta TV Manchete muito embora como produtor independente onde em sociedade com Roberto D'avila e Walter Salles Junior eles produziam "Conexão Internacional" que era realizado pela Intervídeo para aquela emissora em seu auge.
Mas foi ele quem me deu a primeira oportunidade de trabalhar em produção, além da minha função de sonoplasta, quando depois de uma tentativa frustrada de abrir uma agencia de publicidade na Região dos Lagos no Rio de Janeiro com um jornalista amigo meu na época, ele me colocou na produção do Programa "Cinema Rio", que foi um dos primeiros programas numa TV pública a ter uma chancela comercial que era do Banerj.
Eu estava retornando para o Rio e o procurei na TVE onde ele era diretor geral e como não havia um lugar pra mim na sonoplastia ele sabendo que eu produzira alguns shows de alguns artistas numa iniciativa própria, ou seja, eu os contratava e produzia em clubes do Rio de Janeiro, isso no inicio dos anos 80, ele juntamente com Roberto D'vila( então vice diretor) chamaram a Vivian Perl (então coordenadora geral de produção) e me indicaram para o programa, onde eu comecei como assistente de produção e no decorrer do mesmo substitui uma produtora que havia sido remanejada para outro programa, um episódio que eu nunca vou esquecer na minha vida.
Sempre o admirei não só por esse passagem, mas por ser um dos maiores criadores de programa de sucesso em vários canais brasileiros desde da extinta TV Rio onde nos anos 60 ele produziu o famoso Jornal de Vanguarda e o programa Times Square, Sem censura, nos anos 80 esteve à frente do "Abertura", o jornalista se posicionou abertamente contra o regime militar e muitos outros além do Canal Livre que já foi apresentado pela Marília Gabriela.
Pena que a memória cultural do brasileiro é muito curta mas não precisa ir muito longe pra saber quem foi Fernando Barbosa Lima é só conhecer um pouco da história da Televisão no Brasil que ele faz parte integral dela.
Perdemos um profissional brilhante e um ser Humano cheio de Luz.
Vou ter que tirá-lo das minhas referências em meu currículo.
O meu coração está de luto, arrastei a minha tristeza da cama e sem maquiá-la vim mostrar a vocês que me visitam e são meus amigos.
Vá em Paz meu amigo Fernando.

3 comentários:

Unknown disse...

MEU AMIGO OBRIGADO POR TUDO, ELE FOI UMA GRANDE PESSOA, MEU MELHOR AMIGO..
AIRTON DUARTE

Unknown disse...

Alô Edigarde , legal mesmo seu Blog . Falar do Fernando Barbosa Lima é fácil para os canalhas e difícil pra quem o conhecia . Tive a oportunidade de trabalhar com ele no Programa 1978 na TVE Rio , era ao vivo e eu era um dos técnicos de áudio . Caraca! Na hora que alguém como ele morre todo mundo diz que era amigo , que admirava tal ou então aproveitam para dizer umas asneiras que não tiveram peito pra dizer quando a pessoa era viva . Mas do Fernando Barbosa eu até falo porque ele era realmente extraordinário como chefe e como colega . Dele sempre tive uma ponta de inveja . Verdade !Só que não era do seu inimitável talento e sim de sua barba branca e impecável! Ela era sem falhas , branca como a neve e sempre bem cuidada . Na verdade sua barba era uma espécie de reflexo do dono . Limpo e sem falhas ! Saibam que ele já foi admitido no Canal da Verdade ! O Canal de Deus . O criador não desperdiçaria um talento como o dele !

Marcia Lopes disse...

Emocionante sua homenagem .realmente ele foi uma pessoa extraordinária , sempre respeitou os profissionais que trabalhavam com ele.
Fará uma falta muito grande no nosso meio.
Parabéns pelo blog , esta muito show...
Graça e paz!!!!!